quarta-feira, 19 de março de 2008

Salvador, comemora 459 anos festejando o acarajé

MEU PRESENTE PARA TODOS VOCÊS...
Assistam o vídeo da nossa cantora baiana e uma das convidadas do ABRACADABRA:
WILL CARVALHO - NUMA APRESENTAÇÃO COM O GRUPO MUSICAL OLODUM:
VERSÃO DA MÚSICA - GOSTAVA TANTO DE VOCÊ DE TIM MAIA
É PARA SAIR DA CADEIRA E DANÇAR MESMO...RS!
MATÉRIA: Sérgio Pedrera - 7/3/2008
Pelourinho "Do acarajé ao mundo digital - abraçando a diversidade".
Este é o tema da programação oficial comemorativa dos 459 anos de Salvador, anunciado na manhã de hoje (dia 5) pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Paulo Costa Lima, durante entrevista coletiva concedida na sede do órgão, na Rua Chile.
Até o dia do aniversário da cidade, em 29 de março, atividades diversificadas vão festejar a pluralidade cultural da primeira capital do Brasil. Praticamente todas as linguagens artísticas serão contempladas: da música às artes plásticas, passando pelo teatro, o cinema e a dança.
Além disso, uma ênfase especial será dada à gastronomia afro-baiana, representada pelo acarajé, alvo de um autêntico "festival" em praça pública.
"A iniciativa é um incentivo para as baianas que estão aí, resistindo há tanto tempo", analisou a presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Mingau do Estado da Bahia, Leda Marques, também presente na coletiva. "Este encontro de tradições tão fortes aponta para o futuro".
"O tema do aniversário de 459 anos de Salvador é um convite para este diálogo com a cultura digital que motivará um ciclo de debates, tendo como perspectiva a capital baiana", esclareceu o presidente da FGM, responsável por elaborar a programação da festa.
"O aniversário é uma excelente oportunidade para celebrar a diversidade que nos constitui como lugar cultural único; lugar de encontro entre civilizações oriundas dos quatro cantos do mundo, sinapse entre tradição e contemporaneidade, entre a preservação dos melhores valores e a reinvenção de caminhos e oportunidades", filosofou Lima.
A abertura da Agenda Viva Salvador 459 Anos! será no dia 7 de março, às 16 horas, com a inauguração do restauro do Obelisco a D. João VI, no Jardim Suspenso do Palácio da Aclamação.
A solenidade pública com queima de fogos e apresentação de fanfarras contará com a presença do prefeito João Henrique e antecede a visita ao monumento por alunos de escolas da rede municipal de ensino.
Eles vão assistir a uma Aula a Céu Aberto com o poeta José Limeira contando a história do monumento. No Campo Grande, a passagem da Família Real Portuguesa no Brasil estará registrada na Exposição a Céu Aberto, com 32 painéis (1mX1.20cm) que reproduzem obras assinadas por vários artistas.
A mostra é resultado de uma parceria entre a FGM e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. O ponto alto das homenagens a Salvador, naturalmente, acontece no próprio dia do aniversário.
Em 29 de março, estão programados vários eventos em pontos estratégicos da cidade, como Farol da Barra, Campo Grande e Praça Thomé de Souza.
A programação será aberta às 10h, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, com um seminário sobre o tema "Perspectivas da Cultura Popular Urbana", que contará com a participação de MV Bill. Mais tarde, às 19 horas, o próprio rapper sobe ao palco da Praça Thomé de Souza para cantar para Salvador, em show aberto ao público.
Festival do acarajé Durante a tarde, a concentração da festa será no Campo Grande, a partir das 16 horas, com a realização do "Festival do Acarajé".
A idéia do evento, segundo Paulo Costa Lima, é "evocar o enraizamento cultural dessa tradição afro-brasileira", destacando e valorizando o ofício das baianas do acarajé, personagens-símbolo da cidade e da Bahia.
O festival, resultado de parceria da FGM com a Associação das Baianas de Acarajé do Estado da Bahia - Abam, vai escolher e premiar a melhor indumentária, o tabuleiro tradicional, a baiana mais antiga no ponto e, claro, o melhor acarajé. O concurso será realizado a partir dos votos de uma comissão especializada e também do público. O melhor de tudo: nesse dia qualquer acarajé será vendido a R$0,50.
No outro lado da programação, a cultura digital será foco de um evento especial. Trata-se de "Digitália: perspectivas da cultura digital em Salvador/Projetos Demonstrativos", ciclo de encontros e debates coordenados pelo professor Messias Bandeira, cuja conferência de abertura acontecerá dia 28 de março, às 20h, no Instituto Cultural Brasil/Alemanha - Icba, no Corredor da Vitória.
Ao longo do mês, a programação comemorativa consta de diversas atividades culturais. Haverá exibições de filmes em espaços abertos e mais de 20 apresentações de dança, música e teatro nas estações de transbordo da cidade.
Entre as diversas atrações, um destaque absoluto: o show "voz e violão" da cantora Jussara Silveira em homenagem ao cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, dia 11 de março, às 17h, na praça que leva o seu nome, em Itapuã.
Antes disso, na própria praça, será inaugurado um busto de bronze do compositor de "Maracangalha", confeccionado pela artista plástica Márcia Magno.
Fonte: Portal Salvador

Nenhum comentário: