sábado, 15 de março de 2008

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL PROVITA

Publicado por Djalma e Soraya Amaral

Coordenadores:

Soraya Silva Pinto Amaral

Djalma Almeida Amaral Junior

Contexto

Será um Centro de referência Cultural abrigando oficinas de arte, exposições,loja e mural com informação de eventos e artistas locais.

Atuará no município de Itapema SC, em parceria com o Projeto Provita situado na Rua 615 nº39 , no bairro Tabuleiro.

A ação do Projeto estará enfocada aos internos do Provita e da comunidade Itapemense.

Justificativa

Segundo estimativa do IBGE, a atividade artesanal movimenta, atualmente, o equivalente a 2,8% do PIB brasileiro e gera mais de 8,5 milhões de empregos diretos e indiretos, movimentando cerca de R$ 28 bilhões.

Implantar um “Centro de Referência Cultural” na cidade de Itapema, se justifica tendo em vista que tal projeto trará um resultado eficaz evidenciando o potencial cultural, étnico, econômico e turístico dos diversos municípios que compõem a Costa Esmeralda. O município de Itapema deverá atuar como agente capacitador de novas idéias e técnicas divulgando e comercializando a produção artesanal. As comunidades e associações do município deverão ser organizadas, mantendo e resgatando as tradições artesanais, considerando a importância do artesanato na geração de emprego e renda, na promoção social e na dinamização comercial.

O “Centro de Referência Cultural” deverá preocupar-se em buscar, no artesanato, a memória da comunidade, identificada por traços, formas, funções e cores. Por outro lado, os artesãos terão que estar sempre atentos para não se renderem à solução fácil dos estereótipos, das cópias, dos modelos globalizados. O objetivo principal do centro tem que ser a preservação de uma identidade cultural, marcante em toda as suas criações.

Após um mapeamento do artesanato, será possível criar programas específicos de capacitação profissional (cursos de aprimoramento de técnicas), para auxiliar o trabalho dos artesãos, estimulando a profissionalização do setor e garantindo assim maior representatividade na economia nacional .

Espera-se, com esse estudo exploratório, constituir um quadro de referência das técnicas artesanais que vêm sendo passadas de geração a geração, bem das influências, inovações e tendências trazidas por imigrantes ou migrantes. Com esse projeto pretende-se ampliar o referencial cultural e tecnológico dos artesãos, de modo a estimulá-los a aprimorar a sua atividade artesanal.

O projeto vai, enfim, apontar a potencialidade dos produtos artesanais para a exportação. Sabemos que existe uma forte demanda por produtos originais e de qualidade e o “Centro de Referência Cultural” representará a via para levar, ao Brasil e ao mundo, todo trabalho artesanal produzido pela nossa comunidade.



Aguardem... em breve aqui em Itapema SC !!!



Nenhum comentário: