sexta-feira, 4 de abril de 2008

19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO - VAMOS NOS PREPARAR?


AMERÍNDIOS - Índio, indígena ou nativo americano são nomes dados aos habitantes humanos das Américas antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais.
A hipótese mais aceita para a sua origem é que os primeiros habitantes da
América tenham vindo da Ásia atravessando a pé o Estreito de Bering, na glaciação de 62 mil anos atrás. O termo “índio” provém do facto de que Cristóvão Colombo, quando chegou à América, estava convencido de que tinha chegado à Índia e dessa maneira chamou os povos indígenas que ali encontrou. Por essa razão também, ainda hoje se refere às ilhas do Caribe como Índias Ocidentais. Mais tarde, estes povos foram considerados uma raça distinta e também foram apelidados de peles vermelhas. O termo ameríndio é usado para designar os nativos do continente americano, em substituição às palavras "índios", "indígenas" e outras consideradas preconceituosas. Na América do Norte, estes povos são também conhecidos pelas expressões povos aborígenes, índios americanos, primeiras nações (principalmente no Canadá), nativos do Alasca ou povos indígenas da América.
No entanto, os esquimós (inuit, yupik e aleutas) e os métis (mestiços) do Canadá, que têm uma cultura e genética diferente dos restantes, nem sempre são considerados naqueles grupos. Estes termos compreendem um grande número de distintas tribos, estados e grupos étnicos, muitos dos quais vivendo como comunidades com um estatuto político.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nativo_americano
Assista uma vídeo sobre os índios americanos:
http://www.youtube.com/watch?v=64xTjtYXzlk
*Não deixe que no Brasil aconteça o mesmo que aconteceu com os índios americanos.
A perda de identidade, a capitalização desordenada do país fizeram com que eles ficassem a mostrar sua arte nas ruas.
http://www.youtube.com/watch?v=21MKndLde1Q
Mais vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=3s9z3IOpH1g
http://www.youtube.com/watch?v=jzXMFdvJ6Tk

NOSSOS ÍNDIOS - A dificuldade em classificar os povos indígenas brasileiros vem do fato de que a violência durante cinco séculos de colonização em que tiveram tomadas suas terras, destruídos muitos de seus meios de sobrevivência, proibidas suas crenças religiosas, sendo explicita ou disfarçadamente escravizados, provocou enorme mistura de povos e transferência de áreas. Outra dificuldade em nomear as várias etnias está no fato de que seus membros se autodenominam segundo conceitos diferentes, que podem ser mais ou menos abrangentes, segundo a ocasião.
Por exemplo - certo grupo pode se autodenominar pela palavra que, em sua língua, quer dizer nós. Outros ficariam conhecidos por nome depreciativos dados por seus inimigos, como é o caso dos caiapós.

Todos tinham como características comuns a ausência de propriedade material, pois não se interessavam pelo acúmulo pessoal de riqueza; agrupavam-se em nações, tribos e aldeias, onde viviam em ocas; o conjunto de várias ocas formava uma aldeia, e o conjunto de aldeias uma nação. O trabalho era dividido segundo sexo e idade.

A família podia ser monogâmica ou poligâmica.
Deixaram forte herança cultural nos alimentos, tendo ensinado o europeu a comer mandioca, milho, guaraná, palmito, pamonha, canjica; nos objetos, suas redes e jangadas, canoa, armadilhas de caça e pesca; no vocabulário: em topônimos como Curitiba, Piauí, etc; em nomes de frutas nativas ou de animais: caju, jacaré, abacaxi, tatu... Ensinaram algumas técnicas modestas, como o trabalho em cerâmica, preparo da farinha.
E deixaram no brasileiro hábitos como o uso do tabaco, mas sobretudo o excelente costume do banho diário. Há mais de duzentos povos indígenas no Brasil.
Assista vídeo sobre uma tribo do Alto Xingo:Mehinaku
http://www.youtube.com/watch?v=WsA9-TQU34A

Assista um vídeo do Ministério da Cultura sobre os Índios Caiapós:
http://www.youtube.com/watch?v=tm0nVMTk7wA

Nenhum comentário: