sexta-feira, 9 de maio de 2008

PROJETO VIDA ITAPEMA-PROVITA PARCEIRO DA CULTURA EM ITAPEMA SC




























LEGENDA DAS FOTOS:

CASA DA FAZENDA PROVITA

PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO, ONDE ESTARÁ FUNCIONANDO O CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL PROVITA.

HORTA DA FAZENDA.

LAGO DA FAZENDA.

ENTREVISTA DADA À RÁDIO FM POP 98,5 DE PORTO BELO SC A RESPEITO DA SOLENIDADE DE 10 ANOS DO PROVITA, E INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL, NO PROGRAMA CENTRAL DE JORNALISMO COM GILSON AGUIAR. AGRADEÇO A RÁDIO POP PELO ESPAÇO CEDIDO EM SUA PROGRAMAÇÃO, MOSTRANDO O VERDADEIRO SENTIDO DA COMUNICAÇÃO, ABRINDO ESPAÇO PARA A COMUNIDADE. PARABÉNS!

Programa Terapêutico

A dependência química é uma doença que atinge as pessoas indiscriminadamente, de tal forma que, uma vez instalada, provoca a desestruturação total em todas as áreas do ser : física, mental, espiritual, social, familiar e profissional.

Filosofia de Atendimento
Trata-se de uma abordagem de auto-ajuda, que segundo De LEON (2003, p.220), é desenvolvida de modo primordial fora das práticas psiquiátricas, psicológicas e médicas tradicionais.
A abordagem básica do PROVITA é o tratamento da pessoa inteira, por meio do convívio em comunidade e na interação com os companheiros. Desenvolvido originalmente para atender ao problema de abuso de substâncias, foi ampliado pela inclusão de inúmeros serviços adicionais vinculados à família e prevenção à recaída.
Dentro desta perspectiva de evolução das comunidades terapêuticas, ao pensar o indivíduo como um todo, percebeu-se a necessidade de incluir mais uma etapa no tratamento de dependentes químicos. Essa etapa é chamada de prevenção à recaída, a qual ocorrem nos dois últimos meses de internação. Espera-se que os residentes deixem a comunidade para viver com sucesso, de maneira mais autônoma.

Está instalado numa área rural localizada no Bairro Alto Areal distante do Centro da cidade aproximadamente 10 Km. O PROVITA é uma entidade sem fins lucrativos e depende da contribuição de voluntários, empresários, Poder Público e comunidade em geral para que possa desenvolver suas atividades. A instituição foi considerada de Utilidade Pública Municipal através da aprovação da Lei Municipal 1542/98 e Utilidade Pública Estadual pela Lei 13.468/05.

O PROVITA trabalha em sintonia com outras entidades diretamente ligadas a grupos de apoio aos familiares tais como: AMOR EXIGENTE (que já desenvolve trabalhos em Itapema há oito anos) e o (AA) ALCÓOLICOS ANÔNIMOS.


PALAVRAS DO PRESIDENTE

O PROVITA-Projeto Vida Itapema, fundado em 13/05/1998 desenvolve atividades voltadas à prevenção, tratamento e ressocialização de dependentes químicos e alcoólicos. As ações sociais desenvolvidas pela instituição ganharão a partir de agora novo impulso em direção ao atendimento não apenas dos internos, mas também de suas famílias com a edição do Centro de Referência Cultural PROVITA. O novo Projeto que está sendo implantado sob a coordenação voluntária dos artesãos Soraya e Djalma Amaral agregará positivamente as ações já existentes na entidade, pois possibilitará o acesso a oficinas de artesanato, pintura, música, yoga, capoeira, etc. Convidamos todos aqueles que tem a sensibilidade para compreender a importância deste novo desafio a unir suas mãos às nossas para que juntos possamos fazer tudo aquilo que não podemos fazer sozinhos.

Grande abraço a todos (as)!
Mário Granzotto
Presidente
www.projetovidaitapema.org.br



DJALMA E SORAYA AMARAL COORDENADORES DO PROJETO CULTURAL

Um comentário:

Mário Granzotto disse...

A divulgação do Cenro de Referêncvia Cultural PROVITA no Portal ABRACADABRA está sendo de fundamental importância para a multiplicação da idéia inicial do Projeto que é o atendimento e inclusão social dos depndentes quiímicos/alcoólicos, suas famílias e a comunidade itapemense em geral. À partir da Oficinas de arte, dança, yoga, música, pintura, etc que estarão funcionando junto a Sede Administrativa atenderá à partir do dia 13 de Maio próximo um número significativo de usuários principalmente jovens em situação de vulnerabilidade perante a presença cada vez mais perigosa das drogas em suas vidas.
Os propósitos de prevenção, inclusão e reinserção social estarão contemplados com esta nova realidade que a instituição passa a oferecer a sociedade.
Nossos agradecimentos e reconhecimento pelo empenho de toda a equipe de voluntários (as) em especial do casal Soraya e Djalma Amaral que coordenarão a execução do novo desafio que certamente será coroado de pleno êxito. Parabéns à todos(as) aqueles(as) que, de alguma forma colaboram para que, a cada dia o PROVITA seja reconhecido pela sociedade como um instrumento positivo para a assitência social.
Um grande abraço à todos(as)!!
Mário Granzotto
Presidente