sábado, 10 de maio de 2008
















MATÉRIA DO JORNAL O ATLÂNTICO EDIÇÃO DE 10 DE MAIO DE 2008 ITAPEMA SC

www.oatlantico.com.br

Geral


Provita completa 10 anos

Fazenda de recuperação do Provita

Na próxima terça-feira o Projeto Vida Itapema (Provita) completa 10 anos. Desde sua fundação o Provita já ajudou centenas de pessoas na recuperação de drogas, com a ajuda do programa amor exigente o Provita além de recuperar o dependente químico, recupera a família em seu contexto, "Não adianta o dependente se tratar se não houver o apoio familiar, que é um ponto crucial na recuperação", disse Marlete Luciano coordenadora administrativa.

Centro de Referência Cultural Provita

A fazenda de recuperação fica no Bairro Alto Areal, hoje estão em recuperação 24 pacientes, que seguem um programa. Primeiramente é feita uma triagem com a conscientização do dependente e assim então são impostas regras, as três básicas são, trabalho, disciplina e oração, este último quesito ajuda o dependente a se agarrar na fé, são ministrados cultos e palestras de várias religiões como: luterana, espírita, evangélica, católica e presbiteriana.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) somente 10% dos dependentes que procuram ajuda se recuperam, e uma das regras do Provita é, só se pode ir para o programa duas vezes. Isso faz com que os dependentes se dediquem e se conscientizem que devem precisam se recuperar pra voltar ao convívio social. O interno fica seis meses na fazenda, depois de três meses ele pode sair todo mês cinco dias, "isso faz com que o dependente seja inserido na sociedade novamente", explicou Marlete. Na fazenda existe setores e etapas, e são aplicados os 12 passos e os 12 princípios do amor exigente. O Trabalho é um ponto fundamental, assim o dependente ocupa sua mente e descobre que pode ser útil. Todos os internos são homens e a maioria é dependente de álcool e crack.

Quando sai do programa o dependente recebe um certificado, após cinco meses fora do Provita e se estiver em sobriedade ele recebe a graduação. Esse será um evento que acontecerá no dia 13 para as comemorações do aniversário, na ocasião três receberam a graduação e cinco terminam o programa e recebem o certificado.

Segundo o coordenador geral do Provita, Sergio César Soares, eles tem conhecimento de 38 pessoas que participaram do programa e estão em sobriedade, todos estão convidados a participar das comemorações do dia 13. Sérgio conheceu o programa, pois era dependente, hoje, depois de nove anos de sobriedade é voluntário, pois viveu esse programa. "Conhecemos o Provita pela dor e continuamos pelo amor" disse Marlete sua esposa.

Todos estão convidados a participar da festa do Provita, que será dia 13 de maio às 18h30min na sede administrativa, que fica na Rua 615 número 39 Bairro Tabuleiro dos Oliveiras, autoridades como: Santos Neto, Serginho, do amor exigente, Coronel Valmor, pioneiro em projetos terapêuticos, entre outros.

Neste dia também será inaugurado o Centro de Referência Cultural Provita, que funcionará na sede administrativa, onde os ex-internos poderão trabalhar e expor seus trabalhos artesanais. Coordenado por Djalma e Soraya Amaral esse programa visa fazer um resgate cultural da nossa região, oferecer cursos, oficinas, um mural com as atividades culturais do município e um brechó, onde será comercializado o trabalho. Para isso pretendem contar com a sociedade em geral, que voluntários ministrem cursos para os internos e também participem do projeto. Eles pretendem montar oficinas de todos os tipos de artesanatos, e assim aplicar a laborterapia (terapia do trabalho). Quem tiver interesse pode procurar o Djalma ou a Soraya na sede.

ÁLCOOL

Segundo os coordenadores, o maior problema hoje de dependência é de álcool. Como é considerada uma droga lícita é muito mais difícil a aceitação da doença pelo dependente. "Até mesmo a família não acredita que seu ente está dependente de álcool, tornando essa à dependência mais complicada de se conscientizar", explicou Marlete.

No mesmo dia 13, às 19h15min, irá acontecer uma palestra na Univali, "Mídia X Alcoolismo, vencendo preconceitos". Os palestrantes José Augusto Soavinski, Jornalista e Éverson Buchi, médico psiquiatra falarão sobre o alcoolismo e as visões da mídia a respeito dessa doença que atinge grande parte da população brasileira. A palestra contará também com depoimentos de representantes do AA e debate com a platéia.

Paula Morejano


POR, DJALMA E SORAYA AMARAL

Nenhum comentário: