quarta-feira, 28 de maio de 2008

Iº SEMINÁRIO SERGIPANO DO TERCEIRO SETOR


apresenta:


O Iº SEMINÁRIO SERGIPANO DO TERCEIRO SETOR, promovido pelo Instituto Laurear de Inclusão Social – ELIS, assume hoje uma responsabilidade crescente nos processos de qualificação e capacitação do 3º setor, abrindo espaço para discussões a respeito das questões sociais e da dimensão do resgate da cidadania de instituições do nosso país.
Os avanços tecnológicos das últimas décadas, o refinamento dos meios de comunicação e a nova geografia econômica e a humana trazem profunda mudança nos valores e nas relações dos 3 setores que compõem a sociedade:

1º SETOR – O GOVERNO

2º SETOR – EMPRESA PRIVADA


3º SETOR – SOCIEDADE CIVIL

Por isso se constituem desafios que impõem participação efetiva de toda a população na conquista de novos rumos.
No atual contexto, o 3º setor ocupa papel central na formação do cidadão, cada vez mais consciente de seu papel, do seus direitos e dos seus deveres e poder de mobilização que começa a emergir com traços cada vez mais nítidos. Surge nesse processo novo perfil de sociedade, onde o conhecimento e aprofundamento na administração de projetos, torna-se o caminho que libertará o homem para navegar mares diversos e não mais configura rumos certos ou portos supostamente seguros para ancorar-se. Tudo isto exige um repensar dos setores a partir das bases técnicas, pedagógicas e metodológicas, para um modelo organizacional consistente, consciente e empreendedor. Impõe-se aí, parceria entre os diferentes agentes sociais – Governo, Empresas e Sociedade Civil – de forma a beneficiar não apenas as instituições de setores modernos e de alta gestão, mas de toda sociedade civil brasileira.


TEMÁRIO




O Iº SEMINÁRIO SERGIPANO DO TERCEIRO SETOR, será basicamente composto de quatro temas:





Dias 9 e 10/06
08h00 as 09h00 - Abertura
09h00 as 12h00 – 3º Setor e ONG's – Um Universo em crescimento

Dias 11 e 12/06
08h00 as 12h00 – Captação de recursos e marketing social na prática.
13h30 as 17h30 – oficina – continuação

Dia 13/06
08h00 as 12h00 – Planejamento de captação de recursos e Marketing para 2008 e 2009




13h30 as 17h30 – Montagem do cronograma em formato de planilha para captação de recursos
18h00 – ENCERRAMENTO






CONFERENCISTAS





1. FERNANDA DEARO Diretora-fundadora da DEARO Captação de Recursos e Marketing – SP



2. A. SERGIO MACHADO DA SILVADiretor Responsável da Revista das ONG's - SP





LOCAL DE REALIZAÇÃO





CENTRO DE CONVENÇÕES DE SERGIPE – CIC
AUDITÓRIO ABAÍS




INSCRIÇÕES ABERTAS. VAGAS LIMITADAS.

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES PELOS FONES:
79 - 9142-5552 - Naédja
79 - 9964-2143 - Ivson
79 - 8809-3697 - André
ou pelos e-mails:
institutolaurear@gmail.com

PÚBLICO ALVO:

Associações, Cooperativas, ONGs, Secretarias Estaduais e Municipais de Planejamento, Ação Social, Esporte e Lazer, Cultura, Turismo, Saúde, Trabalho e Juventude, Prefeituras, professores, pedagogos, profissionais de Marketing, Estudantes de Serviço Social e Meio Ambiente, Universidades, Empresas Privadas e toda Sociedade Civil.

mais detalhes no BLOG do Instituto Laurear:

http://institutolaureardeinclusaosocial.blogspot.com/

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ESCRITOR É VIÁVEL OU É APENAS UM LOBBY?

Por: Brigitte Luiza Guminiak


Tramita na Câmera dos Deputados desde 1998 o Projeto de Lei nº. 4641/98 que dispõe sobre o exercício da profissão de Escritor, autoria do Deputado Antonio Carlos Pannuzio (PSDB-SP).

No ultimo dia 07/05/08 o projeto foi rejeitado pela Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), cujo relator Tadeu Fillippeli (PMDB-DF) argumentou que não existe a profissão de Escritor. Na Classificação Brasileira de Ocupações, de 2002, os autores, roteiristas, críticos, poetas e redatores de textos técnicos, entre outras, pertencem a categorias profissionais que se valem da escrita, não justificando a criação da categoria de Escritor por não se encaixar em tais parâmetros.


Em seu parecer, Fillippeli ainda ressaltou que a legislação vigente assegura os direitos dos escritores sobre suas obras e reconhece sua contribuição cultural ao País. "A Constituição determina que os autores têm direito exclusivo da utilização, publicação ou reprodução de suas obras", afirmou o relator.

Ele observou ainda que a Lei nº. 9610/98 preserva os direitos autorais "Mediante contrato de edição, em que o editor fica autorizado a publicar a obra e explorá-la pelo prazo e nas condições pactuadas com o autor”.

O Projeto tramita em caráter conclusivo.

Há de se encarar esse projeto de lei com certa reticência. O fato de ter sido aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, e rejeitado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, configura uma forte evidencia de lobby por parte das universidades, principalmente as particulares, com o intuito de academizar a escrita, nos moldes da regulamentação dos profissionais de Informática ou então, quando criou as Faculdades de Comunicação, que praticamente anulou as Faculdades de Jornalismo.

Uma ligeira pesquisa na mídia e verificamos que não há um único parecer favorável ao projeto, exceto o do próprio Pannuzio.

O certo é que a arte da escrita já vem inserida na grade curricular do curso de Letras (Licenciatura ou Bacharelado) só que não confere habilitação legal na escrita propriamente dita, embora seja o pré-requisito necessário para se concluir o curso como qualquer outro curso superior ou de pós-graduação.

Cabe ainda ressaltar que na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho, os profissionais da escrita têm suas atividades descritas como autor-roteirista, crítico, escritor de ficção, escritor de não-ficção, poeta e redator de textos técnicos. Portanto o Projeto de Lei nº 4641/98 trata de um tema já previsto, e as referidas atividades, inclusive, protegidas pela Lei 9610/98 (Lei de Direitos Autorais).

Resta assim o viés dos grandes grupos educacionais com o vislumbre de altos lucros, sob o pretexto de criação de cursos para atender o mercado, sem se importarem com a qualidade dos ditos cursos fast-food e a correspondente qualidade do profissional formado.
Quem contrataria um Glossarista de nível superior?

A Classificação Brasileira de Ocupações descreve sumariamente as atividades dos profissionais da escrita como aqueles que “escrevem textos literários para publicação, representação e outras formas de veiculação e para tanto criam projetos literários, pesquisando temas, elaborando esquemas preliminares. Podem buscar publicação ou encenação da obra literária bem como sua divulgação”.



Referência Bibliográfica: Sites:

Ministério do Trabalho e Emprego-MTE

www.mtecbo.gov.br/busca/descrição.asp?codigo=2615

Câmera dos Deputados - Portal

http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=122001

sábado, 10 de maio de 2008
















MATÉRIA DO JORNAL O ATLÂNTICO EDIÇÃO DE 10 DE MAIO DE 2008 ITAPEMA SC

www.oatlantico.com.br

Geral


Provita completa 10 anos

Fazenda de recuperação do Provita

Na próxima terça-feira o Projeto Vida Itapema (Provita) completa 10 anos. Desde sua fundação o Provita já ajudou centenas de pessoas na recuperação de drogas, com a ajuda do programa amor exigente o Provita além de recuperar o dependente químico, recupera a família em seu contexto, "Não adianta o dependente se tratar se não houver o apoio familiar, que é um ponto crucial na recuperação", disse Marlete Luciano coordenadora administrativa.

Centro de Referência Cultural Provita

A fazenda de recuperação fica no Bairro Alto Areal, hoje estão em recuperação 24 pacientes, que seguem um programa. Primeiramente é feita uma triagem com a conscientização do dependente e assim então são impostas regras, as três básicas são, trabalho, disciplina e oração, este último quesito ajuda o dependente a se agarrar na fé, são ministrados cultos e palestras de várias religiões como: luterana, espírita, evangélica, católica e presbiteriana.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) somente 10% dos dependentes que procuram ajuda se recuperam, e uma das regras do Provita é, só se pode ir para o programa duas vezes. Isso faz com que os dependentes se dediquem e se conscientizem que devem precisam se recuperar pra voltar ao convívio social. O interno fica seis meses na fazenda, depois de três meses ele pode sair todo mês cinco dias, "isso faz com que o dependente seja inserido na sociedade novamente", explicou Marlete. Na fazenda existe setores e etapas, e são aplicados os 12 passos e os 12 princípios do amor exigente. O Trabalho é um ponto fundamental, assim o dependente ocupa sua mente e descobre que pode ser útil. Todos os internos são homens e a maioria é dependente de álcool e crack.

Quando sai do programa o dependente recebe um certificado, após cinco meses fora do Provita e se estiver em sobriedade ele recebe a graduação. Esse será um evento que acontecerá no dia 13 para as comemorações do aniversário, na ocasião três receberam a graduação e cinco terminam o programa e recebem o certificado.

Segundo o coordenador geral do Provita, Sergio César Soares, eles tem conhecimento de 38 pessoas que participaram do programa e estão em sobriedade, todos estão convidados a participar das comemorações do dia 13. Sérgio conheceu o programa, pois era dependente, hoje, depois de nove anos de sobriedade é voluntário, pois viveu esse programa. "Conhecemos o Provita pela dor e continuamos pelo amor" disse Marlete sua esposa.

Todos estão convidados a participar da festa do Provita, que será dia 13 de maio às 18h30min na sede administrativa, que fica na Rua 615 número 39 Bairro Tabuleiro dos Oliveiras, autoridades como: Santos Neto, Serginho, do amor exigente, Coronel Valmor, pioneiro em projetos terapêuticos, entre outros.

Neste dia também será inaugurado o Centro de Referência Cultural Provita, que funcionará na sede administrativa, onde os ex-internos poderão trabalhar e expor seus trabalhos artesanais. Coordenado por Djalma e Soraya Amaral esse programa visa fazer um resgate cultural da nossa região, oferecer cursos, oficinas, um mural com as atividades culturais do município e um brechó, onde será comercializado o trabalho. Para isso pretendem contar com a sociedade em geral, que voluntários ministrem cursos para os internos e também participem do projeto. Eles pretendem montar oficinas de todos os tipos de artesanatos, e assim aplicar a laborterapia (terapia do trabalho). Quem tiver interesse pode procurar o Djalma ou a Soraya na sede.

ÁLCOOL

Segundo os coordenadores, o maior problema hoje de dependência é de álcool. Como é considerada uma droga lícita é muito mais difícil a aceitação da doença pelo dependente. "Até mesmo a família não acredita que seu ente está dependente de álcool, tornando essa à dependência mais complicada de se conscientizar", explicou Marlete.

No mesmo dia 13, às 19h15min, irá acontecer uma palestra na Univali, "Mídia X Alcoolismo, vencendo preconceitos". Os palestrantes José Augusto Soavinski, Jornalista e Éverson Buchi, médico psiquiatra falarão sobre o alcoolismo e as visões da mídia a respeito dessa doença que atinge grande parte da população brasileira. A palestra contará também com depoimentos de representantes do AA e debate com a platéia.

Paula Morejano


POR, DJALMA E SORAYA AMARAL

sexta-feira, 9 de maio de 2008

PROJETO VIDA ITAPEMA-PROVITA PARCEIRO DA CULTURA EM ITAPEMA SC




























LEGENDA DAS FOTOS:

CASA DA FAZENDA PROVITA

PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO, ONDE ESTARÁ FUNCIONANDO O CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL PROVITA.

HORTA DA FAZENDA.

LAGO DA FAZENDA.

ENTREVISTA DADA À RÁDIO FM POP 98,5 DE PORTO BELO SC A RESPEITO DA SOLENIDADE DE 10 ANOS DO PROVITA, E INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL, NO PROGRAMA CENTRAL DE JORNALISMO COM GILSON AGUIAR. AGRADEÇO A RÁDIO POP PELO ESPAÇO CEDIDO EM SUA PROGRAMAÇÃO, MOSTRANDO O VERDADEIRO SENTIDO DA COMUNICAÇÃO, ABRINDO ESPAÇO PARA A COMUNIDADE. PARABÉNS!

Programa Terapêutico

A dependência química é uma doença que atinge as pessoas indiscriminadamente, de tal forma que, uma vez instalada, provoca a desestruturação total em todas as áreas do ser : física, mental, espiritual, social, familiar e profissional.

Filosofia de Atendimento
Trata-se de uma abordagem de auto-ajuda, que segundo De LEON (2003, p.220), é desenvolvida de modo primordial fora das práticas psiquiátricas, psicológicas e médicas tradicionais.
A abordagem básica do PROVITA é o tratamento da pessoa inteira, por meio do convívio em comunidade e na interação com os companheiros. Desenvolvido originalmente para atender ao problema de abuso de substâncias, foi ampliado pela inclusão de inúmeros serviços adicionais vinculados à família e prevenção à recaída.
Dentro desta perspectiva de evolução das comunidades terapêuticas, ao pensar o indivíduo como um todo, percebeu-se a necessidade de incluir mais uma etapa no tratamento de dependentes químicos. Essa etapa é chamada de prevenção à recaída, a qual ocorrem nos dois últimos meses de internação. Espera-se que os residentes deixem a comunidade para viver com sucesso, de maneira mais autônoma.

Está instalado numa área rural localizada no Bairro Alto Areal distante do Centro da cidade aproximadamente 10 Km. O PROVITA é uma entidade sem fins lucrativos e depende da contribuição de voluntários, empresários, Poder Público e comunidade em geral para que possa desenvolver suas atividades. A instituição foi considerada de Utilidade Pública Municipal através da aprovação da Lei Municipal 1542/98 e Utilidade Pública Estadual pela Lei 13.468/05.

O PROVITA trabalha em sintonia com outras entidades diretamente ligadas a grupos de apoio aos familiares tais como: AMOR EXIGENTE (que já desenvolve trabalhos em Itapema há oito anos) e o (AA) ALCÓOLICOS ANÔNIMOS.


PALAVRAS DO PRESIDENTE

O PROVITA-Projeto Vida Itapema, fundado em 13/05/1998 desenvolve atividades voltadas à prevenção, tratamento e ressocialização de dependentes químicos e alcoólicos. As ações sociais desenvolvidas pela instituição ganharão a partir de agora novo impulso em direção ao atendimento não apenas dos internos, mas também de suas famílias com a edição do Centro de Referência Cultural PROVITA. O novo Projeto que está sendo implantado sob a coordenação voluntária dos artesãos Soraya e Djalma Amaral agregará positivamente as ações já existentes na entidade, pois possibilitará o acesso a oficinas de artesanato, pintura, música, yoga, capoeira, etc. Convidamos todos aqueles que tem a sensibilidade para compreender a importância deste novo desafio a unir suas mãos às nossas para que juntos possamos fazer tudo aquilo que não podemos fazer sozinhos.

Grande abraço a todos (as)!
Mário Granzotto
Presidente
www.projetovidaitapema.org.br



DJALMA E SORAYA AMARAL COORDENADORES DO PROJETO CULTURAL